top of page

Carreira: Mapeamento Comportamental

O Coaching Assessment é um moderno sistema de identificação de perfil comportamental, baseado na metodologia DISC, amplamente utilizada em mais de 70 países e desenvolvida em Harvard pelo psicólogo norte americano Willian Moulton Marston. 

​

Formulado com amplos estudos e pesquisas e com comprovação científica, conta com 97,97% de assertividade e é especialmente estruturado para nossa cultura, para ser utilizado como ferramenta de apoio em Gestão de Pessoas, buscando maximizar o potencial infinito de cada indivíduo através do desenvolvimento contínuo de competências e a satisfação e adequação ao cargo.

O Perfil comportamental é a forma como uma pessoa age no dia a dia, seja diante de situações corriqueiras ou não. Uma avaliação que se aplica ao contexto profissional.

A descoberta do perfil de um profissional se baseia em quatro perfis predominantes:

Executor;
Comunicador;
Planejador;
Analista.
Cada perfil comportamental indica um padrão ou uma tendência de comportamento predominante.

Isso diz respeito a diferentes fatores como o desempenho profissional, as habilidades socioemocionais e até o modelo de treinamento adequado para o desenvolvimento do colaboradorr.

A importância do Mapeamento Comportamental

Um levantamento feito pela Page Personnel aponta que 9 em cada 10 trabalhadores são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo perfil comportamental.

Com o passar dos anos, as empresas estão aprendendo a valorizar mais o lado humano nas relações de trabalho. Algo que, inclusive, tem modificado a gestão de pessoas e permitido a existência de um RH mais estratégico.

As habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, seguem sendo importantes. 

Entretanto, soft skills como inteligência emocional, adaptabilidade e empatia têm sido cada vez mais apreciadas.

Um profissional com um excelente currículo pode, no fim das contas, não ter o comportamento esperado pela empresa. Algo que resulta em uma série de estresses até culminar na rescisão contratual.

​

Entender a importância do mapeamento comportamental e aplicá-lo permite que a empresa:

  • Tenha mais assertividade no seu processo seletivo para montar times que atendam às necessidades da organização;

  • Contribua para o desenvolvimento dos talentos que já compõem o quadro de funcionários, extraindo o máximo de seu potencial.

 

Está cada vez mais clara para a alta gestão a importância do capital humano nas empresas. 

O sucesso de um empreendimento depende diretamente das pessoas que participam dele diariamente. Por isso, escolher bem e direcionar melhor a atuação dos profissionais contratados é fundamental. Algo que se torna possível a partir do mapeamento comportamental.

Entendida a importância, é provável que você já queira saber como fazer o mapa de perfil comportamental para descobrir que tipo de tarefa tem pela frente, certo? Vamos lá!

O mapeamento tem três pontos essenciais:

observação;
aplicação das técnicas;
consolidação dos resultados.
A seguir, vamos apresentar algumas opções que sua empresa pode adotar.

Como fazer o mapeamento comportamental

Observe as atitudes dos funcionários
Nem sempre todas as características de um profissional são evidenciadas em um teste ou entrevista comportamental. Por isso, observar o colaborador diante de uma situação real faz a diferença.

Com sua expertise, o Consultor comportamental deve estar preparado para aplicar técnicas de avaliação e análise que não sejam facilmente burladas pelos profissionais.

Dizer isso não significa que um candidato ou funcionário vai, por má-fé, tentar enganar a empresa. 

A questão é que, quando sabemos que estamos sendo testados, nem sempre agimos tão naturalmente.

​

Quais os benefícios para sua empresa
A importância do mapeamento comportamental é algo que fica mais claro quando se entende os benefícios envolvidos. Por isso, temos alguns pontos a destacar:

​

1. Aumento de produtividade
O mapeamento comportamental permite que funcionários, recém-contratados ou não, tenham atribuições mais condizentes com seu perfil e habilidades. Isso resulta em profissionais desempenhando tarefas que sabem fazer bem, com mais confiança e motivação. Algo que impacta positivamente sua produtividade.

​

2. Melhoria da motivação
Já que a mencionamos, vale destacar que o mapeamento comportamental leva os funcionários a perceber que a empresa conhece seus pontos fortes e os valoriza. Esse reconhecimento, que se traduz na adequação das tarefas desempenhadas, contribui para funcionários mais motivados.

​

3. Formação de equipes mais fortes
O mapeamento comportamental permite que o RH e as lideranças conheçam melhor os funcionários da empresa. Com isso, além de readequar tarefas, podem reestruturar equipes de forma a deixá-las mais fortes por meio da união profissionais com competências complementares.

​

4. Melhoria do Fit cultural
O Fit cultural diz respeito à capacidade que um profissional tem de se alinhar à cultura da empresa, aos seus valores e à sua missão. Quando a empresa usa o mapeamento comportamental no processo de recrutamento e seleção, aumenta as chances de promover esse alinhamento com sucesso. Assim, passa a fazer contratações mais certeiras que tenham impacto positivo em toda a equipe.

​

5. Melhoria de processos de realocação
O recrutamento interno é um processo que permite à empresa manter seus talentos, mas deslocá-los para outras funções. A ideia passa por identificar potencialidades nos funcionários que os permitam desempenhar novas funções com ainda mais qualidade. O mapeamento de perfil torna esse processo mais assertivo, evitando que mudanças equivocadas prejudiquem os colaboradores e a empresa como um todo.

​

6. Sinalização da necessidade de treinamentos
Ao conhecer melhor os funcionários por meio do mapeamento, é possível identificar questões que precisam ser aprimoradas. Se faltam executores em uma equipe, por exemplo, e algum funcionário demonstra ter esse potencial, um programa de desenvolvimento pode resolver o problema.

​

7. Aprimoramento da gestão de conflitos
O mapeamento comportamental ajuda o RH e as lideranças a entenderem como lidar melhor com cada colaborador. Com isso, torna-se possível definir estratégias mais adequadas para a gestão de conflitos internos, e também para outras comunicações que se façam necessárias. O ponto é que a empresa passa a saber como se dirigir aos funcionários de forma mais objetiva e eficaz.

​

8. Redução do turnover
Todas essas vantagens atreladas ao mapeamento comportamental aumentam a satisfação dos funcionários e o clima organizacional. Com isso, a empresa pode constatar uma redução do turnover, já que um ambiente mais agradável tende a evitar que os profissionais busquem novas oportunidades.

​

Conclusão
O mapeamento de perfil comportamental é um recurso poderoso que a empresa pode ter em suas mãos para tornar a gestão de pessoas mais humana e certeira. Conhecer bem os profissionais traz vantagens para a empresa do processo seletivo à redução do turnover. Para tanto, porém, é preciso fazer um mapeamento adequado, com um profissional bem capacitado.

​

Preencha abaixo o formulário e peça seu orçamento!

Orçamento

Obrigada!

bottom of page